Ouve a Cidade, faz o download da App.
Regina Pessoa e Alexandre Siqueira vencem Prémio SPA/Vasco Granja

Regina Pessoa e Alexandre Siqueira vencem Prémio SPA/Vasco Granja

Os dois realizadores foram premiados no MONSTRA, o Festival de Animação de Lisboa.

As curtas-metragens portuguesas "Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa, e Purpleboy, de Alexandre Siqueira, foram os vencedores do Prémio SPA/Vasco Granja atribuído pelo festival MONSTRA, foi hoje anunciado.

Os vencedores da edição deste ano foram anunciados por Fernando Galrito, diretor artístico do Festival de Animação de Lisboa - MONSTRA, numa cerimónia 'online' que juntou realizadores de todo o mundo.  

"Devido à qualidade extremamente elevada da seleção, o júri decidiu, por unanimidade, repartir o Grande Prémio SPA/Vasco Granja entre dois títulos de qualidade excecional, reconhecidos internacionalmente, que se tornarão certamente dois marcos na rica história da animação portuguesa", afirmam Luís Salvado, Natalie Woolf e Ülo Pikkov, que constituem o painel de jurados da competição portuguesa.   

Em "Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias", de Regina Pessoa, o júri sublinha o "talento da realizadora" ao tornar "universal" uma história "muito pessoal", classificando como "excecional o trabalho de animação, de música e de narrativa".

Sobre "Purpleboy" de Alexandre Siqueira, os jurados elogiam o "trabalho de animação" e uma "abordagem sofisticada à narração dos temas complexos da identidade de género, da política e da relação entre um pai e a sua criança".

Os dois realizadores vão partilhar o prémio de 3.000 euros.
 

Marcos Fernandes

Mais Notícias