Ouve a Cidade, faz o download da App.
Biden e Putin declaram compromisso com a segurança estratégica
EPA/DENIS BALIBOUSE

Biden e Putin declaram compromisso com a segurança estratégica

Os Presidentes dos EUA e da Rússia reuniram-se esta quarta-feira na Suíça.

Os Presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Joe Biden, adotaram hoje uma declaração conjunta na qual referem que os seus países são capazes de alcançar, mesmo em períodos de tensão, avanços em matéria de segurança estratégica.

O documento sublinhou que “a Rússia e os Estados Unidos mostraram que, mesmo em períodos de tensão, são capazes de avançar no cumprimento de objetivos comuns para garantir a previsibilidade no campo estratégico, reduzir os riscos de conflitos armados e a ameaça de guerra nuclear”.

“A recente extensão do tratado START III é um sinal de nosso vínculo ao controlo de armas nucleares. Hoje reafirmamos o nosso vínculo ao princípio de que numa guerra nuclear não pode haver vencedores e esta nunca deve ser desencadeada”, lê-se no comunicado, de três parágrafos, divulgado pela Presidência russa.

Por fim, o texto enfatizou que “para alcançar esses objetivos, a Rússia e os Estados Unidos iniciarão em breve um amplo diálogo bilateral sobre segurança estratégica, que será substantivo e enérgico”.

“Com esse diálogo, tentaremos lançar as bases para o controlo de armas no futuro e medidas de mitigação de riscos”, acrescenta-se na nota.

Esta declaração conjunta foi a única adotada após a cimeira de quatro horas e meia realizada hoje entre Putin e Biden, em Villa La Grange, em Genebra.

No final do seu encontro, os dois presidentes optaram por conferências de imprensa individuais.

Agência Lusa

Mais Notícias