Ouve a Cidade, faz o download da App.

Há uma plataforma onde é possível medir a nossa pegada ambiental

No "Count Us In" é possível escolher uma de 16 etapas e ficar a saber quanto é que poupamos o Planeta de emissões de carbono, se alterarmos um hábito ou comportamento.

Mais de 200 mil pessoas já aderiram à plataforma “Count Us In”, que foi criada para inspirar e desafiar cada pessoa a dar um passo para diminuir a sua pegada ambiental.

O projeto surgiu na sequência do lançamento, pela Comissão Europeia (CE), do Pacto Ecológico Europeu e o vice-presidente da CE, Frans Timmermans, que detém a pasta do "Green Deal", associou-se ao projeto, que na prática contabiliza o impacto que cada passo que decidimos dar tem para o ambiente. 

“Quando se trata de enfrentar a crise climática, todas as etapas são importantes. Qualquer um pode agir e todos podem contribuir. A nossa parceria com o «Count Us In» permitirá a todos na Europa fazer uma mudança para o clima, e fazer valer a pena!”, afirmou o membro do executivo de Bruxelas.

O site é apresentado como um agregador para a urgente mudança que é necessária fazer, numa altura em que são inúmeros os sinais que a natureza tem dado e perante a evidência científica que revela que os comportamentos das grandes empresas, as decisões dos governos, mas também as nossas ações individuais estão na origem das alterações climáticas e a consequente destruição do Planeta.

Cada pessoa pode aderir à plataforma, comprometer-se com um passo para a mudança, ou seja, alterar um comportamento e depois saber quanto é que contribuiu e poupou o Planeta de emissões de carbono. Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de saber o nível de esforço e o impacto que cada etapa com que nos comprometemos provoca e ter acesso ao testemunho de quem já está a dar passos semelhantes. 

Há 16 etapas disponíveis, como por exemplo, a possibilidade de trocar o carro ou transporte público por uma semana ou um mês inteiro a andar de bicicleta, optar por um carro elétrico, não descartar roupa que ainda pode ser usada, encontrar formas de isolamento da sua casa para poupar nos gastos energéticos ou até cortar no desperdício de comida.

O “Count Us In” ("conta connosco", na tradução literal) pretende desafiar pelo menos mil milhões de pessoas a usar a plataforma e a mudar a forma como se deslocam, a energia que gastam ou o número de voos que fazem anualmente, porque este número de pessoas ou ações “iria reduzir diretamente a poluição de carbono em quase 1/5 da redução total que é (considerada) necessária”, explicam os fundadores do projeto que são uma série de organizações e empresas, entre elas a ONU, através do Programa para o Meio Ambiente.

Já foram dados mais de 4, 126, 331 passos, que resultaram em quase 85 mil milhões de quilos de emissões de carbono salvas, ou seja, que não foram emitidas para o Planeta.

A plataforma "Count Us In" está disponível AQUI

 

Tânia Paiva