Ouve a Cidade, faz o download da App.
UE: mais de mil milhões de euros em projetos para descarbonizar a economia

UE: mais de mil milhões de euros em projetos para descarbonizar a economia

União Europeia vai investir mais de 1,1 mil milhões de euros em sete projetos inovadores de grande envergadura no âmbito do Fundo de Inovação.

A União Europeia vai investir mais de 1,1 mil milhões de euros em sete projetos inovadores de grande envergadura no âmbito do Fundo de Inovação, de acordo com um comunicado do executivo europeu. 

As subvenções foram atribuídas a projetos localizados na Bélgica, Itália, Finlândia, França, Países Baixos, Noruega, Espanha e Suécia e destinados a introduzir tecnologias de ponta no mercado das indústrias com utilização intensiva de energia, do hidrogénio, da captura, utilização e armazenamento de carbono e das energias renováveis. 

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, em declarações citadas pela Comissão Europeia (CE), considera que "a inovação é crucial para fornecer as soluções de que precisamos nesta década para manter 1,5 grau ao nosso alcance. Juntamente com reduções drásticas de emissões, a inovação dá-nos um caminho para o Acordo de Paris. A decisão de hoje dá apoio concreto a projetos de tecnologia limpa em toda a Europa e permite-lhes expandir tecnologias revolucionárias que apoiam e aceleram a transição para a neutralidade climática."

"Os sete projetos foram avaliados por especialistas independentes, e escolhidos pela sua capacidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em comparação com as tecnologias convencionais e de inovar. Abrangem uma vasta gama de setores relevantes para a descarbonização de diferentes partes da indústria europeia e dos setores da energia, tais como produtos químicos, aço, cimento, refinarias e eletricidade e calor", acrescenta a nota da CE.  

As candidaturas para projetos de grande escala continuam abertas até 3 de março de 2022.  

 

Paulo Alexandre Santos