Ouve a Cidade, faz o download da App.
2021 foi um dos sete anos mais quentes de sempre, verão europeu o mais quente
DR

2021 foi um dos sete anos mais quentes de sempre, verão europeu o mais quente

O clima seco e quente deu origem a fogos florestais prolongados que afetaram países como a Turquia, Portugal, Grécia, Itália, Espanha, Albânia, Macedónia do Norte, Argélia e Tunísia.

O ano de 2021 foi um dos sete mais quentes de sempre, a nivel mundial. Na Europa, o último verão foi o mais quente de sempre .

Nos seus dados anuais, o  o sistema de observação climática por satélite Copérnico também refere que continuaram a aumentar as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono e metano - gases responsáveis pelo efeito de estufa e aquecimento global.

Apesar de relativamente menos quente em relação aos anteriores, 2021 insere-se num ciclo de sete anos consecutivos de temperaturas recordes, "os mais quentes já registados por uma margem clara", refere o serviço climático Copérnico.

A temperatura média global em 2021 situou-se entre 1,1 e 1,2 graus centígrados acima e 0,3 graus acima da média nos últimos 30 anos da média anual do período pré-industrial, a medida usada para calcular o aquecimento global responsável pelas alterações climáticas e que o Acordo de Paris pretende manter abaixo de 1,5 graus até ao fim deste século.

Esse número faz de 2021 o quinto ano mais quente registado, superando por pouco os valores de 2015 e 2018.

Redação / Agência Lusa

Mais Notícias