Ouve a Cidade, faz o download da App.
Seca: Governo suspende produção de electricidade em 4 barragens

Seca: Governo suspende produção de electricidade em 4 barragens

Ministro do Ambiente garante que há reservas de água para consumo humano para dois anos.

Em resposta à situação de seca meteorológica que o país atravessa, o Governo deu ordens para suspender a produção hidroelétrica em quatro barragens, todas da EDP. O Alto Lindoso e Touvedo no Alto Minho e Cabril e Castelo de Bode no Zêzere param de produzir eletricidade a partir da água, para além do mínimo para o equilíbrio do sistema, anunciou esta manhã o ministro do Ambiente João Matos Fernandes, depois da reunião da comissão de acompanhamento da seca.

Está também suspenso o abastecimento de água para a rega a partir da albufeira da Bravura em Lagos.

O ministro Matos Fernandes admite preocupação mas assegura que há capacidade de resposta e adianta que se em fevereiro e março chover o normal, a situação ainda é reversível.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, afirmou que o Governo já contactou a Comissão Europeia para fazer “um reforço e simplificação dos adiantamentos” de apoios aos agricultores para fazerem face à situação.

As culturas de inverno e pastagens foram lançadas, mas a falta de chuva perturbou-as, exigindo aos agricultores “custos acrescidos” para as manter viáveis, indicou.

As medidas específicas agora tomadas vão ser reavaliadas em nova reunião prevista para o início de Março.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) confirmou na semana passada que quase todo o país se encontra em seca meteorológica, com 34% do território em seca extrema.

Agência Lusa

Mais Notícias