Ouve a Cidade, faz o download da App.
Tribunal de Contas assinala incumprimento de reciclagem de plástico em 2020
DR

Tribunal de Contas assinala incumprimento de reciclagem de plástico em 2020

Uma auditoria do TdC revela que Portugal falhou em 2020 todas as metas a que se propôs na produção e gestão de resíduos urbanos de plástico.

O Tribunal de Contas (TC) concluiu que Portugal falhou em 2020 todas as metas a que se propôs na produção e gestão de resíduos urbanos de plástico, assinalando que a pandemia de covid-19 contribuiu para o incumprimento.

Nas conclusões de uma auditoria divulgadas hoje, o tribunal refere que os objetivos definidos pelos governos para a valorização e reciclagem de resíduos e embalagens de plástico foram alcançados em 2011 e anos seguintes, mas que "para o futuro próximo esses objetivos foram colocados num limiar muito mais ambicioso, que não é compatível com a manutenção das políticas atuais".

O TC considera que o modelo de financiamento e custos dos sistemas de gestão de resíduos urbanos "não permite a cobertura dos gastos com a sua recolha e não estimula suficientemente" os cidadãos a adotarem "boas práticas de prevenção e gestão dos resíduos pelos cidadãos".

Defende que são precisas "políticas urgentes e transformadoras" que permitam cumprir a "grande exigência dos objetivos de reciclagem de resíduos urbanos para 2025, 2030 e 2035".

Referindo-se a 2020, o TC assinala que o a quantidade de resíduos produzidos atingiu 513 quilos por habitante, acima da meta definida por Portugal de 410 quilos, além de que aumentou a quantidade de deposição em aterro, correspondendo a 64 por cento do total de resíduos urbanos produzidos.

A produção de resíduos pode ter descido nos setores económicos, mas foi "compensada pelo aumento da produção doméstica", estima o tribunal na auditoria, referindo ainda que "a emergência de saúde pública obrigou ao estabelecimento de medidas de exceção para a gestão de resíduos, que originaram o aumento da deposição de resíduos em aterro e comprometeram o cumprimento das metas estabelecidas para 2020".

A retoma de recolha seletiva, que tinha como meta 52 quilos por habitante em 2020, ficou-se pelos 50 quilos, refere o TC, indicando ainda que a taxa de preparação para reutilização e reciclagem, que devia ter atingido 50%, não foi além de 38%.

O objetivo de reciclagem de 22,5% de resíduos de embalagens em 2011 "têm sido realizadas, embora não sejam elevadas nem apresentam um nível significativos de evolução", considera o tribunal: depois de um máximo de 43% de embalagens de plástico enviadas para reciclagem em 2015, o valor em 2019 foi de 36%, ainda aquém da meta de 50% definida para 2025, para a qual se "impõem medidas" que permitam lá chegar.

"A meta nacional específica de reciclagem das embalagens de plástico foi cumprida nos últimos anos, mas esses resultados inserem-se num conjunto de metas não atingidas no plano da gestão dos resíduos urbanos e não são suficientes no quadro dos desafios futuros", analisa o TC no relatório da auditoria.

Considera que, apesar de ainda não ter uma política específica para gerir o plástico produzido, Portugal tem, na gestão de resíduos urbanos, medidas para resíduos que são maioritariamente plásticos.

No entanto, apesar de considerar que o Plano Nacional de Gestão de Resíduos 2014-2020 e o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU) de 2020 tinha metas adequadas e de acordo com os objetivos da União Europeia, "não foram suficientes" e "os efeitos da pandemia de covid-19 acentuaram trajetórias que já indiciavam esse incumprimento".

"No âmbito do contraditório, foi invocado estarem delineadas medidas com vista ao alcance das novas metas", ressalva-se na auditoria.

O TC recomenda ao Ministério do Ambiente e Ação Climática que aprove um PERSU2030 com "medidas adequadas ao cumprimento das metas para 2025, 2030 e 2035" e que providencie o cumprimento das "obrigações declarativas e de validação dos dados registados" no Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos, onde as entidades gestoras, produtores de resíduos e transportadores têm que inscrever origens, quantidade, classificação e destino de resíduos.

É nesse sistema, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que o tribunal identifica "fragilidades" assumidas pela própria agência, como embalagens introduzidas no mercado que não são contadas, o que "não permite o apuramento adequado da taxa de reciclagem dos resíduos de embalagens", ou seja, a percentagem de embalagens recicladas em relação às que são declaradas.

Na resposta, a tutela considera que a APA "já dispõe de mecanismos que lhe permite aferir a correção dos dados registados" no sistema e que as entidades gestoras de resíduos são sujeitos a fiscalização de outras entidades, mas admite que "poderá ser equacionado" um reforço dos mecanismos para introdução e validação de dados no sistema.

O TC recomenda ainda que haja "mecanismos mais penalizadores" do incumprimento de metas na gestão de resíduos urbanos, ao que o Ministério responde que o regime geral de resíduos urbanos prevê uma taxa de gestão de resíduos agravada para a deposição em aterro e um aumento progressivo do seu valor, atualmente em 22 euros por tonelada, até atingir 35 euros em 2025.

O tribunal recomenda ainda à APA que pondere a aplicação de "critérios uniformes de avaliação da atividade dos operadores de tratamento de resíduos de embalagens", tal como já acontece para outros fluxos específicos de resíduos.

No relatório, o Tribunal salienta as "boas práticas para a redução do consumo de plásticos" e tratamento adequado dos seus resíduos, tal como a taxa sobre os sacos de plástico leves.

Nota, no entanto, que "Portugal tem sido importador líquido de resíduos de plástico, com exceção de 2019" e que "a situação do mercado coloca em causa a rendibilidade financeira do processo de recolha e preparação para reutilização e reciclagem".

Agência Lusa