Ouve a Cidade, faz o download da App.
Portugal é o primeiro país a sequenciar genoma do vírus monkeypox

Portugal é o primeiro país a sequenciar genoma do vírus monkeypox

A descoberta poderá ser fundamental para compreender a origem do surto e as causas para a rápida disseminação da doença.

Uma equipa de investigadores do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) foi a primeira a identificar a sequência genética do vírus Monkeypox, a chamada "varíola dos macacos".

A doença está atualmente em circulação em vários países como Portugal, Reino Unido, Espanha, Suécia, Bélgica e Estados Unidos da América.

Em comunicado, o INSA refere que a descoberta dos investigadores "poderá ser fundamental para compreender a origem do surto e as causas para a rápida disseminação da doença".

Em Portugal foram já confirmados 37 casos do vírus Monkeypox.

A Monkeypox é uma doença endémica em alguns países da África Central e Ocidental, sendo raramente relatada fora da África.

O vírus é transmitido de uma pessoa para outra por contacto próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados.

A Direção-Geral da Saúde recomenda a procura de aconselhamento clínico aos indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça,dores musculares e cansaço.

Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos.

A abordagem clínica não requer tratamento específico, sendo a doença habitualmente autolimitada em semanas.

Redação

Mais Notícias