Ouve a Cidade, faz o download da App.
Festejos da noite de São João obrigam a condicionamentos de trânsito no Porto
PIXABAY

Festejos da noite de São João obrigam a condicionamentos de trânsito no Porto

Na noite de 23 para 24 de junho, conte com condicionamentos na zona da Baixa, Casa da Música, Cordoaria e Ponte Luís I.

Os festejos da noite de São João, vão obrigar a condicionamentos de trânsito nas ruas do Porto.

Em comunicado, a Câmara do Porto anunciou que os festejos de São João vão obrigar a condicionamentos de trânsito na noite de 23 para 24 de junho, razão pela qual aconselha a utilização de transportes públicos para uma "melhor mobilidade e segurança". 

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia da covid-19, as festividades do São João regressam "descentralizadas" por três palcos da cidade e com o fogo de artifício a ser lançado a partir do rio Douro. 

O habitual palco na Avenida dos Aliados será, este ano, substituído por três palcos: um na praça do Rossio nos Jardins do Palácio de Cristal, outro no Largo Amor de Perdição (na zona da Cordoaria) e por último, um na praça da Casa da Música.

Os festejos vão obrigar a condicionamentos de trânsito na zona da Baixa, Casa da Música, Cordoaria e Ponte Luís I. 

Na baixa, o trânsito estará interdito, entre as 20h00 do dia 23 e as 03h00 do dia 24 de junho, na rua D. Pedro V, rua da Piedade, praça da Galiza, ruas da Torrinha, Aníbal Cunha, Sacadura Cabral, Álvares Cabral e praça da República. Também nas ruas de Gonçalo Cristóvão, de Santa Catarina, da Escola Normal, D. João IV, rua de S. Vítor, alameda Basílio Teles, viaduto Cais das Pedras, ruas de Monchique, Nova da Alfândega, da Reboleira, cais da Ribeira e nas avenidas Gustavo Eiffel e Paiva Couceiro. 

Nesta zona, a paragem e o estacionamento serão proibidos, entre as 14h00 do dia 23 e as 06h00 do dia 24 de junho, na avenida dos Aliados, praça do General Humberto Delgado, ruas do Dr. António Luís Gomes, do Estevão, da Trindade, Fernandes Tomás, Alferes Malheiro, ainda na rua do Dr. Ricardo Jorge, rua dos Heróis e dos Mártires de Angola, ruas de Camões, Ramalho Ortigão, Guilherme da Costa Carvalho e rua de Rodrigues Sampaio, largo da Lapa e na rua de Alexandre Herculano. 

Na zona da Casa da Música, o trânsito estará condicionado nas ruas Ofélia Diogo da Costa, Cinco de Outubro, Vanzeleres e na rua Helena Sá Costa. A paragem e estacionamento vão ser proibidos entre as 15h00 do dia 23 e as 06h00 do dia 24 de junho.

Também na zona da Cordoaria, o trânsito estará condicionado no campo dos Mártires da Pátria. Nesta zona da cidade, serão estabelecidos sentidos únicos na rua de S. Bento da Vitória e na rua do Professor Vicente José de Carvalho. 

Além dos condicionamentos nestas zonas da cidade, também a ponte Luís I terá restrições, estando previsto o encerramento da circulação pedonal no tabuleiro inferior entre as 19h00 do dia 23 e as 07h30 do dia 24, e o encerramento da circulação pedonal no tabuleiro superior a partir das 23h00 do dia 23 e "até que estejam garantidas condições de segurança para a sua reabertura", estimando a autarquia que a mesma ocorra por volta das 03h00 de sexta-feira. 

À semelhança da circulação pedonal, também a circulação do metro no tabuleiro superior terá restrições entre as 23h45 do dia 23 e "até que estejam garantidas condições de segurança para a sua reabertura".

A Câmara do Porto sugere que a circulação pedonal entre as margens seja feita através da ponte do Infante. 

 

Redação / Agência Lusa

Mais Notícias