Ouve a Cidade, faz o download da App.
Reembolsos de IRS atingem 2.475 milhões de euros até hoje

Reembolsos de IRS atingem 2.475 milhões de euros até hoje

Já foram entregues cerca de 5,5 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes.

Os reembolsos de IRS atingiram os 2.475 milhões de euros até hoje, tendo o prazo médio de pagamento dos reembolsos regressado a valores pré-pandemia.

Num comunicado hoje divulgado, o Ministério das Finanças afirma que “no âmbito da campanha de IRS de 2022 relativa aos rendimentos auferidos em 2021, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) reembolsou cerca de 2.475 milhões de euros até quarta-feira, 29 de junho, o penúltimo dia da campanha deste ano”.

De acordo com a tutela, “até agora, foram entregues cerca de 5,5 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, sendo que 32% foram submetidas através do IRS Automático (preenchimento automático dos dados da declaração por parte da AT, através das informações comunicadas de forma automática às Finanças) e 68% foram submetidas de forma manual”.

Assim, “das declarações entregues foram já liquidadas cerca de 4,7 milhões”, sendo que “destas, cerca de 2,4 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes”.

Foram ainda “emitidas cerca de 883,6 mil notas de cobrança, num total de cerca de 1.354 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança)”, indicou o Governo.

Além disso, “o prazo médio de pagamento de todos os reembolsos efetuados por transferência bancária está nos 19,2 dias”, referiu, destacando que “os contribuintes que entregaram o IRS Automático beneficiaram de um prazo médio de pagamento de reembolso de 12,6 dias”.

De acordo com as Finanças, “ambos os prazos médios regressaram ao pré-pandemia”.

Na mesma nota, o Governo lembra que “os contribuintes têm até quinta-feira, dia 30 de junho, para entregar a sua declaração de rendimentos”.

Redação / Agência Lusa

Mais Notícias