Ouve a Cidade, faz o download da App.
Pelo menos 50 mortos na repressão das manifestações no Irão
Associated Press

Pelo menos 50 mortos na repressão das manifestações no Irão

Os protestos começaram depois da detenção e morte de uma jovem de 22 anos, por ter vestido o véu de forma incorreta.

Pelo menos 50 pessoas foram mortas no Irão em manifestações, reprimidas pelas forças de segurança, contra a morte de uma jovem após a sua detenção pela “polícia de moralidade”, indicou hoje a ONG Iran Human Rights (IHR).

Segundo a organização, sediada em Oslo e que na quinta-feira emitiu um balanço de 31 mortos, seis pessoas foram mortas por disparos das forças da ordem na noite de quinta-feira na cidade de Rezvanshahr, província de Gilan (sul), e outras mortes foram registadas em Babol e Amol (norte).

A organização não governamental (ONG) referiu-se a manifestações em cerca de 80 localidades do país ao longo da última semana.

A jovem Mahsa Amini, de 22 anos, foi detida na terça-feira passada pela designada “polícia de moralidade” de Teerão, onde se encontrava de visita, por alegadamente trazer o véu de forma incorreta e transferida para uma esquadra com o objetivo de assistir a “uma hora de reeducação”.

Morreu três dias mais tarde num hospital onde chegou em coma após sofrer um ataque cardíaco, que as autoridades atribuíram a problemas de saúde, versão rejeitada pela família.

Desde então multiplicaram-se os protestos em pelo menos 20 cidades e milhares de manifestantes antigovernamentais e forças de segurança entraram em confrontos, naqueles que são já considerados como os distúrbios políticos mais graves no país desde 2019.

A televisão estatal referiu hoje que o número de mortos nos distúrbios desta semana pode chegar a 26, mas diversos grupos de direitos humanos dizem que foram mortas centenas de pessoas nas manifestações.

O Irão suspendeu o acesso à internet e apertou as restrições nas redes sociais mais usadas para organizar manifestações, como o Instagram e o WhatsApp.

Milhares de iranianos juntaram-se hoje em Teerão numa manifestação de apoio às autoridades, após quase uma semana de protestos contra o Governo pela morte de uma jovem que estava detida pela polícia de costumes.

A manifestação realizada em Teerão foi seguida de outras demonstrações de apoio às autoridades em várias regiões do país, onde se podia ver bandeiras iranianas, e que foram classificadas como “espontâneas” pelo Governo.

Os manifestantes pró-governo gritaram contra os Estados Unidos e contra Israel, segundo relatou a comunicação social estatal, refletindo a posição oficial de que são os países estrangeiros que estão a fomentar os distúrbios dos últimos dias.

 
Redação / Agência Lusa

Mais Notícias