Ouve a Cidade, faz o download da App.
Rússia oficializa hoje a anexação de quatro territórios ucranianos
EPA / SERGEI ILNITSKY

Rússia oficializa hoje a anexação de quatro territórios ucranianos

Cerimónia terá lugar em Moscovo, onde serão assinados os decretos de entrada de Kherson, Zaporijia, Donetsk e Lugansk na Federação Russa.

A Rússia formaliza hoje, numa cerimónia no Kremlin, em Moscovo, a anexação das quatro regiões ucranianas onde decorreram recentemente os denominados "referendos", classificados por vários países do Ocidente como "ilegais".

Durante a cerimónia, os decretos de entrada dos novos territórios na Federação Russa serão assinados e o Presidente russo, Vladimir Putin, fará um discurso, segundo confirmou, na quinta-feira, o porta-voz do Kremlin.

Dmitri Peskov precisou que os líderes separatistas das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk, bem como os das regiões de Kherson e Zaporijia, estão na capital russa para a cerimónia e para reuniões com Putin.

A anexação oficial já era esperada após as consultas públicas -- que terminaram na terça-feira - nas áreas total ou parcialmente controladas pela Rússia na Ucrânia, cujos habitantes, alega Moscovo, apoiaram esmagadoramente a anexação formal destes territórios pela Rússia.

As administrações instaladas por Moscovo nas quatro regiões do sul e leste da Ucrânia - país alvo de uma ofensiva militar russa desde fevereiro - alegam que os indicadores da votação no "sim" à anexação oscilaram entre os 87% e os 99%.

Kiev, Estados Unidos e os seus aliados ocidentais condenaram veementemente os referendos, que classificaram como uma "farsa", e afirmaram que não vão reconhecer a anexação dos territórios.

Agência Lusa

Mais Notícias