Ouve a Cidade, faz o download da App.
Ataque em Zaporijia causa 25 mortos e 50 feridos

Ataque em Zaporijia causa 25 mortos e 50 feridos

As autoridades ucranianas dizem que as forças russas atacaram um comboio humanitário.

Pelo menos 25 pessoas morreram e 50 ficaram feridas na sequência de um ataque em Zaporijia, no sul da Ucrânia, avança o Gabinete da Procuradoria-Geral da Ucrânia.

As autoridades ucranianas dizem que os militares russos atacaram um comboio humanitário que seguia em direção ao território ocupado pela Rússia, para resgatar familiares e depois levá-los para local seguro.

O ataque acontece no dia em que a Rússia se prepara para anexar Zaporijia e outras três regiões ucranianas: Lugansk, Donetsk e Kherson.

Na quinta-feira, o Kremlin tinha anunciado que as quatro regiões da Ucrânia, que realizaram referendos entre 23 e 27 de setembro sobre a adesão à Rússia, serão hoje incorporadas no país.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, sublinha que os chamados 'referendos' nas regiões ocupadas foram realizados durante o conflito armado ativo, em áreas sob ocupação russa e fora do quadro legal e constitucional da Ucrânia, pelo que "não podem ser chamados de expressão genuína da vontade popular".

As consultas separatistas em Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia foram condenadas por Kiev e pelo Ocidente, que consideram os referendos "farsas" democráticas.

Redação

Mais Notícias