Ouve a Cidade, faz o download da App.
Tribunal de Contas Europeu culpa Bruxelas pelo avanço "a passo de caracol” do mercado de eletricidade
PIXABAY

Tribunal de Contas Europeu culpa Bruxelas pelo avanço "a passo de caracol” do mercado de eletricidade

O Tribunal recomenda à Comissão Europeia que simplifique o quadro regulamentar.

O mercado interno de eletricidade “avança a passo de caracol”, muito por culpa dos instrumentos regulamentares escolhidos pela Comissão Europeia, que atrasam a ligação dos mercados nacionais de energia, conclui uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas Europeu (TCE).

No relatório hoje publicado, o TCE adverte que “as medidas da União Europeia (UE) para atingir o objetivo de ligar os mercados da eletricidade e oferecer energia mais barata aos cidadãos e às empresas avançam devagar, apesar das previsões ambiciosas e de alguns esforços”, acrescentando que tal deve-se sobretudo a “falhas na governação da UE” e aos “instrumentos regulamentares escolhidos pela Comissão, que deram origem à complexa arquitetura jurídica das regras relativas ao comércio transfronteiriço e a atrasos na execução”.

"A supervisão do mercado pela Comissão Europeia e pela ACER [Agência da União Europeia de Cooperação dos Reguladores da Energia], também não trouxe melhorias suficientes. As medidas que tomaram não conseguiram limitar os abusos e manipulações, passando o principal risco do mercado de eletricidade para os consumidores finais”, considera o tribunal.

Recordando que foi já em 1996 que “a UE deu luz verde ao complexo projeto de integrar plenamente os mercados nacionais de energia”, que deveria estar concluído em 2014 – prazo fixado em 2009 –, o TCE sublinha que, “quase dez anos depois, o mercado continua a ser governado por 27 quadros regulamentares nacionais” e “os preços grossistas variam muito consoante os Estados-membros, como a atual crise energética demonstrou”.

“Também os preços retalhistas continuam fortemente influenciados pelos impostos nacionais e as tarifas de rede, em vez de serem ditados pela concorrência”, observa.

Segundo as conclusões da auditoria, a ligação dos mercados nacionais de eletricidade “avançou devagar entre 2015 e 2021 e não foi igual em todas as regiões da UE e segmentos de mercado, apesar de ter havido algumas realizações importantes”, sendo que “os Estados-membros não aplicaram totalmente nenhuma das orientações da UE, que eram obrigatórias, e não houve grandes progressos no aumento da capacidade de transmissão entre países”.

O TCE atribui os atrasos à opção da Comissão de aplicar as orientações de rede através de termos e condições ou metodologias, passando a responsabilidade pela aprovação a ser das entidades reguladoras nacionais (ERN) e da ACER, uma escolha que, no seu entender, “complicou e atrasou a harmonização das regras aplicáveis ao comércio transfronteiriço”.

“Apesar da louvável e necessária ambição da UE, os mercados de eletricidade na Europa podiam estar muito mais integrados", comentou o membro do TCE responsável pela auditoria, Mihails Kozlovs, acrescentando que "a atual crise energética e do custo de vida que afeta os cidadãos da União tornou ainda mais urgente a necessidade de a UE concluir o mercado interno da eletricidade".

O Tribunal recomenda assim à Comissão que simplifique o quadro regulamentar, designadamente através da elaboração de novos códigos de redes e orientações, reavaliação das regras da UE que regulam a formação dos preços da eletricidade grossista, tendo em conta a atual crise energética e o aumento das energias renováveis, e a definição de regras de incentivo à flexibilidade da procura.

O TCE recomenda também o reforço do quadro de supervisão das orientações de rede e propõe à Comissão que avalie “se é necessário um quadro para assegurar uma aplicação uniforme das sanções”, e que melhore a governação da ACER.

Segundo o relatório, a ACER deve nomeadamente “rever os recursos afetados à supervisão das orientações”, “reforçar a supervisão da integridade dos mercados grossistas de eletricidade” e “melhorar a transparência e a prestação de contas pelo seu trabalho”.

A Comissão Europeia tem previsto apresentar em março próximo a sua proposta de uma “reforma abrangente” do mercado de eletricidade na União Europeia, incluindo a dissociação dos preços do gás e da eletricidade.
 

Agência Lusa