Ouve a Cidade, faz o download da App.
Arquiteto britânico David Alan Chipperfield vence prémio Pritzker 2023
PIXABAY

Arquiteto britânico David Alan Chipperfield vence prémio Pritzker 2023

Arquiteto é conhecido pelos projetos de renovação de edifícios antigos como o Novo Museu de Berlim.

O arquiteto britânico David Alan Chipperfield, conhecido pelos projetos de renovação de edifícios antigos como o Novo Museu de Berlim, é o vencedor do prémio Pritzker 2023, o mais importante galardão mundial da arquitetura, anunciou hoje a organização.

O galardão internacional foi criado em 1979 para premiar anualmente um arquiteto vivo por conquistas significativas nesta disciplina, e ascende a 100 mil dólares (cerca de 93.800 euros).

Os arquitetos portugueses Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura foram distinguidos com o Pritzker em 1992 e em 2011, respetivamente.

Presidido este ano pelo arquiteto chileno Alejandro Aravena, o júri também integrava o diplomata brasileiro André Aranha Lago, o professor de História da Arte Barry Bergdoll, a arquiteta Deborah Berke, o jurista Stephen Breyer e a arquiteta Kazuyo Sejima, a arquiteta Benedetta Tagliabue, o professor e arquiteto Wang Shu, e a diretora executiva do galardão, a curadora Manuela Lucá-Dazio.

Em 2022, o Prémio Pritzker foi entregue ao arquiteto do Burkina Faso Francis Kéré, que se tornou o primeiro africano a conquistar o galardão, e em 2021 venceu a dupla de arquitetos franceses Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal.

No ano 2020, o Prémio Pritzker foi atribuído às arquitetas irlandesas Yvonne Farrell e Shelley McNamara, cofundadoras do escritório Grafton Architects, primeira dupla feminina a conquistar o galardão.

Agência Lusa

Mais Notícias