Ouve a Cidade, faz o download da App.
Líder chinês confiante em "novo impulso" nas relações com Moscovo

Líder chinês confiante em "novo impulso" nas relações com Moscovo

Xi Jinping está na Rússia para uma visita oficial de três dias.

O Presidente da China, Xi Jinping, disse hoje estar confiante que a sua visita à Rússia, que teve início esta segunda-feira, contribuirá para dar um “novo impulso” às relações entre Moscovo e Pequim.

“Estou convicto de que esta visita será frutífera e dará um novo impulso ao desenvolvimento saudável e estável das relações sino-russas”, disse o líder chinês, citado pelas agências de notícias russas, ao chegar no aeroporto da capital russa.

Xi descreveu Pequim e Moscovo como “bons vizinhos” e “parceiros confiáveis".

Nesta que é a sua primeira visita à Rússia desde 2019, Xi Jinping foi recebido na pista do aeroporto de Vnukovo, em Moscovo, pelo vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Chernychenko, antes de ouvir os hinos russo e chinês tocados por uma orquestra militar e diante de uma guarda de honra.

Segundo o líder chinês, a China está "pronta para se posicionar firmemente ao lado da Rússia" a favor do "multilateralismo genuíno" e da "multipolaridade no mundo".

Xi Jinping, cujo país adotou uma posição crítica em relação ao mandado de detenção contra o Presidente russo, Vladimir Putin, emitido na sexta-feira passada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), enfatizou que Moscovo e Pequim "são guardiões de uma ordem mundial baseada no direito internacional".

"Durante os últimos 10 anos, as relações bilaterais foram fortalecidas e desenvolvidas com base nos princípios da não adesão, do não confronto e do não alinhamento contra terceiros, criaram um exemplo de relações interestatais baseadas no respeito mútuo, na paz coexistente e na cooperação mutuamente benéfica", frisou.

E prosseguiu: “Espero que durante a visita possa trocar opiniões em detalhes sobre as relações bilaterais e sobre importantes questões regionais e internacionais".

Nesta visita oficial de três dias, Xi terá hoje uma reunião informal com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, antes de negociações mais formais na terça-feira.

Os dois líderes vão discutir em particular o plano proposto no mês passado por Pequim para resolver o conflito na Ucrânia, visto com ceticismo pelo Ocidente, mas que as autoridades ucranianas admitiram estar disponíveis para discutir.

Agência Lusa

Mais Notícias