Ouve a Cidade, faz o download da App.
Obras para repor sentidos de trânsito nas laterais da Av. Liberdade têm início em abril

Obras para repor sentidos de trânsito nas laterais da Av. Liberdade têm início em abril

A informação foi divulgada pela EMEL, a quem a Câmara Municipal delegou a obra.

A empreitada que irá permitir repor os antigos sentidos de trânsito nas laterais da Avenida da Liberdade, em Lisboa, deverá ter início em abril, estando o procedimento para a obra em fase de contratualização, confirmou hoje a EMEL.

Numa resposta enviada à Lusa, a Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), a quem a Câmara Municipal delegou a obra, refere que depois de o primeiro concurso para a empreitada, em novembro de 2022, “ter ficado deserto por falta de concorrentes”, foi lançado um segundo “em janeiro de 2023, que se encontra em fase de contratualização”.

A notícia da reposição dos sentidos de trânsito nas laterais da Avenida da Liberdade em toda a sua extensão foi avançada pelo jornal Público, que dá conta que no verão “voltará a ser possível subir e descer a avenida pelas laterais como se fazia há mais de dez anos, mas partilhando a via com bicicletas”.

De acordo com a EMEL, “prevê-se que a intervenção possa ter início em abril de 2023, após as necessárias alterações e desvios de trânsito relativamente a outras empreitadas municipais em curso na envolvente (como o Plano Geral de Drenagem de Lisboa)”.

Segundo a explicação, a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Santo António haviam comunicado a alteração dos sentidos de trânsito em outubro do ano passado, prevendo-se então o início da empreitada em dezembro de 2022, sendo a duração estimada da obra de seis meses.

No entanto, por falta de concorrentes no primeiro concurso houve a necessidade de lançar um segundo concurso para a obra, cujo programa prevê que os sentidos de trânsito “vão mudando faseadamente, quarteirão a quarteirão, com o avançar da obra”, de forma a garantir “um impacto mínimo nas condições de circulação”, prevendo-se agora “quatro meses” de trabalhos.

Conforme explicou a EMEL, com a introdução de novos sentidos nas laterais da Avenida da Liberdade “irá introduzir-se igualmente velocidade máxima de circulação de 30 km/hora”, o que irá permitir que os utilizadores de bicicleta possam “de forma segura ganhar um canal ciclável para ligar o Marquês de Pombal aos Restauradores”.

“São possíveis implicações no tráfego durante o período de intervenção, que decorrerá da implementação de desvios de trânsito que permitam os trabalhos mais pesados de construção civil”, refere ainda a nota, que adianta não estar prevista a supressão de qualquer lugar de estacionamento atual.

De acordo com o esclarecimento, a empreitada prevê intervenções ao nível dos semáforos, instalação de sensores de tráfego, “bem como elementos adicionais que permitem a introdução de novos sentidos das vias laterais da Avenida”.

Vão ser ainda “demolidas algumas ilhas que foram construídas nos cruzamentos para permitir a continuidade das laterais”.

Em outubro de 2020, a Câmara de Lisboa, então liderada por Fernando Medina (PS), aprovou, em reunião privada do executivo, uma proposta da vereadora Teresa Leal Coelho (PSD) com vista à reposição dos sentidos de circulação dos corredores laterais da Avenida da Liberdade.

A autarquia procedeu, em 2012, a um conjunto de alterações na circulação rodoviária na rotunda do Marquês de Pombal e na Avenida da Liberdade, que de imediato tiveram impacto “em toda a mobilidade da cidade de Lisboa, devido à importância desta zona enquanto pólo distribuidor dos fluxos de tráfego na cidade”, defendia então a autarca.

Na Avenida da Liberdade foram redefinidas as vias de circulação do corredor central e o sistema de circulação nos corredores laterais também foi alterado, deixando de ser possível percorrer no mesmo sentido toda a avenida pelas laterais.

Agência Lusa

Mais Notícias