Ouve a Cidade, faz o download da App.
Pussy Riot reconhecidas com o Woody Guthrie Prize
Atuação em Columbus, Ohio, Estados Unidos, 2019. Amy Harris/Invision/Associated Press

Pussy Riot reconhecidas com o Woody Guthrie Prize

O grupo de protesto russo recebe o reconhecimento que é dado aos artistas que lutam pela justiça social.

As Pussy Riot, conhecidas pelas ações de protesto político, vão ser reconhecidas com o norte-americano Woody Guthrie Prize 2023 -um reconhecimento que é dado aos artistas que lutam pela justiça social, tal como fazia o artista histórico Woody Guthrie.

O grupo vai receber o prémio no próximo dia 6 de maio, em Tulsa, Estados Unidos. As Pussy Riot também vão aproveitar a ocasião para mostrar o espetáculo "Riot Days" - um espetáculo multimédia que inclui um documentário político na atuação. Maria "Masha" Alyokhina e Nadya Tolokonnikova vão receber o prémio em nome do grupo russo.

Joan Baez, Chuck D, Kris Kristofferson, Norman Lear, John Mellencamp, Pete Seeger, Bruce Springsteen ou Mavis Staples estão entre os artistas que foram reconhecidos anteriormente com este prémio. 

Fundadas em 2011, as Pussy Riot tornaram-se conhecidas um ano depois, quando três dos seus membros foram detidas na sequência de uma atuação contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin, numa igreja de Moscovo. Foram acusadas e condenadas a dois anos de cadeia por "vandalismo motivado por ódio religioso".

A banda punk feminista russa atuou em Portugal no ano passado, no âmbito da digressão europeia. O grupo, que chegou a integrar 11 mulheres, tornou-se famoso pelas encenações de espetáculos de guerrilha punk rock provocatórios não autorizados em locais públicos invulgares.

Redação

Mais Notícias