Ouve a Cidade, faz o download da App.
Queima das Fitas do Porto regressa a 7 de maio com Ornatos Violeta
Rúben Viegas (www.checksound.pt)

Queima das Fitas do Porto regressa a 7 de maio com Ornatos Violeta

Os Ornatos Violeta são cabeça de cartaz da primeira noite da 101.ª Queima das Fitas do Porto, evento que decorre entre 7 e 13 de maio.

A banda Ornatos Violeta é cabeça de cartaz da primeira noite da 101.ª Queima das Fitas do Porto, evento que decorre entre 7 e 13 de maio e tem, pela primeira vez, três palcos, avançou hoje fonte oficial.

Em entrevista à agência Lusa, a presidente da Federação Académica do Porto (FAP), Ana Gabriela Cabilhas confirmou que a banda portuense Ornatos Violeta vai regressar este ano à festa dos estudantes do Porto.

"No palco principal, o palco Academia, as primeiras confirmações que possa partilhar é que na noite de sábado para domingo, ou seja de 6 para 7 de maio, temos Ornatos Violeta, que depois de mais de 20 anos regressam à Queima das Fitas do Porto para um concerto carregado de emoção e nostalgia".

Os portugueses Chico da Tina, Slow J, Wet Bed Gang ou Karetus, Quim Barreiros, T-Rex ou Papillon são outros artistas que estão confirmados para atuar no evento portuense que vai receber mais de 50 nomes relacionados com música, dança, comédia e arte. As atuações vão estar distribuídas, pela primeira vez, por três palcos - Palco Academia (o palco principal), Palco Secundário, com noites temáticas, e Palco Cultura, com maior destaque para o 'stand-up comedy', adiantou a presidente da FAP.

"Partimos para a organização desta edição [de 2023], conscientes que tivemos uma edição de 2022 memorável e que nos traz mais responsabilidade e, portanto, isso trouxe-nos também a um investimento e melhorias no recinto, quer na sua disposição quer na oferta do cartaz", explicou Gabriela Cabilhas.

Ivandro é outra conformação para a noite de sábado para domingo, ou seja de 6 para 7 de maio. A noite de domingo, dia 7, vai ser dedicada ao rap português, estando confirmada a presença dos artistas Slow J (João Batista Coelho), T-Rex (Daniel Benjamim ) e de Papillon (Rui Pereira).

Na noite de segunda-feira, dia 8, atua no palco principal da Queima das Fitas do Porto Chico da Tina (Francisco da Concertina), um artista e trovador português, que começou a ganhar notoriedade nas ruas, ao surgir acompanhado pela sua concertina.

Na noite de terça-feira, 9 de maio, o cabeça de cartaz é Quim Barreiros, que estará acompanhado por Rosinha.

A noite de quarta, 10 de maio, é dedicada ao 'hip-hop', com os portugueses Wet Bed Gang, Dillaz e X-Tense.

Na noite de quinta-feira, 11 de maio, está prevista a presença da dupla de música eletrónica Karetus e ainda o cantor brasileiro de funk MC Pedrinho (Pedro Maia Tempester), conhecido pelo hit "Dom Dom Dom".

As bandas para as noites dos dia 12 e 13 de maio ainda não estão fechadas e serão anunciadas em breve, tal como os restantes grupos, acrescenta a FAP.

"Com o reforço deste cartaz, esperamos bater um novo record e ultrapassar os ingressos do ano anterior e que já ficou marcada por uma das edições mais participadas de sempre", declarou Gabriela Cabilhas.

Em 2022, a Queima das Fitas acolheu mais de "300 mil pessoas" nas oito noites de festa, três noites das quais esgotaram.

Este ano, a Queima das Fitas do Porto vai contar com mais de 500 estudantes voluntários, envolvidos em diferentes áreas do saber e de diferentes escolas e faculdades.

"Há uma comissão ambiental, outra ligada à prevenção de comportamentos de risco e apoio clínico, e este ano uma estreia, a comissão da transição digital. Temos estudantes que dão apoio nas atividades académicas como o Cortejo, a Missa da Bênção das Pastas e a Serenata", disse a presidente da FAP.

A Queima do Porto continua “alinhada com práticas de sustentabilidade na sua gestão e realização” e este ano vai haver reforço com o “Pacto da Queima das Fitas do Porto para o clima”, um plano estratégico com metas a médio e longo prazo e a cooperação de vários parceiros, desde as barraquinhas, concessionários até às autoridades locais.

A priorização à acessibilidade gratuita de transportes coletivos de, e para, o 'queimódromo' para reduzir a pegada carbónica, a duplicação de casas de banho modulares ligados à rede de saneamento, gestão de resíduos, a introdução do sistema 'cashless' em todas as áreas do recinto e a continua desmaterialização do serviço de bilhética são exemplos para aumentar a sustentabilidade ambiental do evento.

A fase de pré-venda de bilhetes diários vai estar disponível a partir de hoje na Internet.

Agência Lusa

Mais Notícias