Ouve a Cidade, faz o download da App.
Cambridge vai devolver à Austrália quatro lanças roubadas no século XVIII
Museum of Archaeology and Anthropology/CC BY-NC-ND 4.0

Cambridge vai devolver à Austrália quatro lanças roubadas no século XVIII

Registos comerciais da época mostram uma lista de bens trocados com as comunidades aborígenes, sendo as lanças os únicos objetos que não fazem parte da lista.

A universidade de Cambridge vai devolver à Austrália quatro lanças que foram roubadas a aborígenes no século XVIII, quando os europeus chegaram pela primeira vez ao país.

As lanças vão ser entregues a descendentes do povo Gweagal, que vivia nas aldeias da costa em 1770, quando James Cook e Joseph Banks chegaram ao território a bordo do HMB Endeavour.

Os registos históricos mencionam 40 lanças retiradas dessas aldeias - todos os outros objetos foram trocados comercialmente -, mas estas quatro foram doadas dois anos depois, por Lord Sandwich, então líder do Almirantado, ao Trinity College, onde se tinha formado.

Em 1914 foram emprestadas ao Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Cambridge e, desde aí, já estiveram na Austrália em 2015 e 2020, mas sempre a título temporário.

Um porta-voz das comunidades aborígenes de La Perouse disse à BBC que estas lanças "foram, na prática, o primeiro ponto de contacto europeu, particularmente britânico, que a Austrália aborígene" teve e que este é um momento importante porque as lanças, que foram "indubitavelmente levadas sem permissão, vão ser devolvidas a quem de direito".

Gonçalo Teles

Mais Notícias