Esta quinta-feira, assinala-se o Dia Europeu da Segurança Rodoviária, uma iniciativa da Comissão Europeia.
Promovido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), vai realizar-se, pelas 09h30, o “I Seminário sobre a Prevenção Rodoviária – Formar Comportamentos Seguros”, no Auditório do Colégio Salesianos de Évora.
A Vice-Presidente da ANSR, Ana Tomaz, vai participar como oradora no 1º Painel dedicado ao tema “Para uma década com mais segurança - A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária”, com uma apresentação sobre “A Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária: Visão Zero 2030”.
Em Montemor-o-Novo, a data celebra-se a 9 de maio, mas estende-se também ao dia seguinte, 10 de maio e assinala-se em diversos espaços com iniciativas destinadas ao público geral e à comunidade escolar, dinamizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.
Também de forma de assinalar este dia, a Associação Portuguesa do Sono (APS) deixa alguns alertas, e escreve no seu site que a sonolência diurna excessiva representa um dos principais fatores de risco para acidentes de viação, sendo responsável por 10 a 30% de todos os acidentes e é a principal causa de acidentes fatais.
No entanto, a importância relativa da sonolência tem sido largamente subestimada nas estatísticas oficiais publicadas, sendo referida apenas em 1 a 3% de todos os acidentes.
O período após o almoço e de madrugada por volta das 4/5h da manhã são os períodos mais críticos de maior sonolência para todas as pessoas.
Um estudo conduzido pela European Sleep Research Society em 19 países europeus, teve como objetivo estimar a prevalência, os determinantes e as consequências da sonolência ao volante.
Os países que registavam os maiores índices de sonolência foram a Holanda, Áustria, Bélgica, Portugal, Polónia e França.
Os países com menor risco de sonolência ao volante foram a Croácia, Eslovénia e Itália.
A idade jovem, o género masculino, a sonolência diurna excessiva e a apneia do sono foram os principais determinantes para a sonolência ao volante.