Ouve a Cidade, faz o download da App.
"É uma grande perda"
LUSA / MÁRIO CRUZ

"É uma grande perda"

As reações de amigos, companheiros militares e altas figuras nacionais à morte do general Loureiro dos Santos.

Amigos, companheiros militares e altas figuras nacionais recordam o general Loureiro dos Santos como uma referência militar, política e intelectual. O antigo ministro da Defesa Nacional e ex-chefe do Estado-Maior do Exército, morreu hoje em Lisboa, aos 82 anos, vítima de doença.

O Primeiro-ministro, António Costa, expressa o seu "profundo pesar" pela morte de Loureiro dos Santos, considerando que o general deixou uma "marca indelével na construção e consolidação" da democracia portuguesa.

O amigo e companheiro militar, o general Garcia Leandro salienta que "É uma grande perda. Deixa um papel importante na política, na academia de ciências. Era acima de tudo um estudante e um estudioso permanente. Estava sempre, sempre a estudar e a ler. Era raro em áreas da política, da geopolítica, da geoestratégia, encontrar um autor ou um livro que ele ainda não tivesse lido".

Já o almirante António Silva Ribeiro, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), diz que este é um "dia triste para todos os militares e académicos". O general Loureiro dos Santos "foi não só um militar brilhantíssimo, mas um intelectual de elevada craveira, a sua morte representa para todos nós, militares, uma grande perda, mas também para a academia em Portugal".

O presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, lembra o general que hoje morreu como um "grande amigo", um "militar extraordinariamente competente" e que deixa uma "marca grande" no país. "Acima de tudo, recordo-o como um amigo, um grande amigo que parte, com o qual tive muitas lutas conjuntas depois do 25 de Abril para que a consolidação da Democracia fosse possível", afirma Lourenço.

O general José Loureiro dos Santos, antigo ministro da Defesa Nacional e ex-chefe do Estado-Maior do Exército, morreu hoje em Lisboa, aos 82 anos, vítima de doença, disse à agência Lusa fonte da família.

Nascido em Vilela do Douro, concelho de Sabrosa, no distrito de Vila Real, em 02 de setembro de 1936, José Alberto Loureiro dos Santos foi ministro da Defesa Nacional entre 1978 e 1980 nos IV e V Governos Constitucionais, chefiados por Carlos Mota Pinto e Maria de Lourdes Pintasilgo, ambos executivos de iniciativa presidencial de Ramalho Eanes.

Militar do ramo de artilharia, Loureiro dos Santos foi vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, em 1977, e Chefe do Estado-Maior do Exército.

Redação / Agência Lusa

Mais Notícias