Ouve a Cidade, faz o download da App.

Documentário sobre a maior ação de limpeza de praias em Portugal

Todos os anos existem grupos que se juntam para limparem as praias. Este documentário realizado por Tânia Paiva e do Tiago Mendes Santos mostra o trabalho da Brigada do Mar.

SINOPSE:

"Um Mar de Lixo" é um documentário sobre a maior ação de limpeza de praias em Portugal. Um trabalho da autoria da jornalista Tânia Paiva, com imagem e edição de Tiago Mendes dos Santos que acompanharam a associação Brigada do Mar ao longo de 18 dias de limpeza nas praias do concelho de Grândola, em Portugal.

Garrafas de plástico, cotonetes, redes de pesca, lâmpadas fluorescentes, embalagens de iogurte e muito, muito mais.

Em maio de 2019, durante a realização deste documentário, centenas de voluntários recolheram 20 toneladas de lixo, ao longo dos 45 quilómetros entre Troia e Melides, em Grândola. Nos primeiros anos, a Brigada do Mar recolhia o dobro desta quantidade de lixo naquele local.

O areal onde deitamos a toalha e as praias que elegemos para passar férias estão carregadas de lixo e só têm menos resíduos nos meses de verão, porque a Brigada do Mar entra em ação enquanto a maioria do país ainda só sonha com os dias de sol e os banhos no mar.

A Brigada do Mar faz há 11 anos aquela que é considerada a maior ação de limpeza de praias no país. 

AUTORES | TÂNIA PAIVA E TIAGO MENDES DOS SANTOS

DATA DE REALIZAÇÃO | MAIO A AGOSTO 2019

DATA DE ESTREIA E LANÇAMENTO: 7 AGOSTO 2019

Tânia Paiva

Mais Notícias