Ouve a Cidade, faz o download da App.
Erupção de vulcão na Nova Zelândia faz pelo menos cinco mortos

Erupção de vulcão na Nova Zelândia faz pelo menos cinco mortos

Balanço inicial das autoridades neo-zelandesas aponta ainda para dezenas de feridos e vários desaparecidos.

Pelo menos cinco pessoas morreram na sequência da erupção do vulcão White Island, na Nova Zelândia, onde se encontravam meia centena de turistas, e as autoridades receiam que o número de mortes possa aumentar.

Dados revelados pelas autoridades neo-zelandesas. A polícia adianta que 23 pessoas foram resgatadas, apesar das dificuldades no terreno. 

O exército da Nova Zelândia está a ajudar nas operações de resgate. As autoridades falam de pelo menos 10 desaparecidos.

A agência neozelandesa GeoNet, que monitoriza a atividade vulcânica e sismológica no país, indicou ter ocorrido uma erupção vulcânica moderada que ocorreu às 14h11 (01h11 em Lisboa) e alertou para possíveis novas erupções ou sismos.

Os turistas efetuavam uma viagem pela ilha desabitada de Whakaari, onde se situa o vulcão White Island, quando a explosão abrupta ocorreu, lançando rochas e uma grande nuvem de cinzas.

Um deles, Michael Schade, que estava de saída da ilha quando se deu a erupção filmou a nuvem de fumo a sair do vulcão.

 

 

As equipas de emergência, apoiadas por sete helicópteros, estão no terreno a retirar as pessoas afetadas, algumas das quais estavam perto da cratera minutos antes da erupção, de acordo com imagens de uma câmara de rastreamento instalada na zona.

As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança ao redor da ilha e cancelaram imediatamente todas as excursões, incluindo as de barcos turísticos ao redor da ilha que é visitada anualmente por cerca de 10.000 pessoas.

Redação / Agência Lusa

Mais Notícias