Ouve a Cidade, faz o download da App.
Covid-19 em direto: dicas para manter a saúde mental se estiver em isolamento

Covid-19 em direto: dicas para manter a saúde mental se estiver em isolamento

A Ordem dos Psicólogos esclarece como devemos agir caso estejamos nós ou algum amigo ou familiar em isolamento.

Atentando à saúde mental das pessoas, a Ordem dos Psicólogos publicou um documento online, onde esclarece como devemos agir caso estejamos em isolamento, sozinhos ou com crianças, ou caso tenhamos algum amigo ou familiar em isolamento.

Para quem está numa situação de isolamento, é recomendado que se mantenham atualizados sobre o que se passa, mas que limitem a exposição a notícias que possam aumentar a ansiedade e preocupação. Aconselha-se que se escolham fontes de informação de instituições oficiais, como os sites da DGS e OMS, e que se as consulte "uma a duas vezes por dia".

"Para reduzir a ansiedade, a solidão ou o aborrecimento durante o período de isolamento", sugerem que se use o telefone, mensagens, redes sociais e videochamadas para manter o contacto com amigos e familiares.

Além disso, aconselham manter as rotinas habituais, dentro do possível, fazer exercício físico (exercícios simples no chão, dança, yoga) e ter uma alimentação equilibrada. 

"Confie nas suas capacidades para lidar com situações adversas, nos profissionais de saúde e recorra às estratégias que costumam resultar consigo noutras situações difíceis", recomendam.

Lembram também que "uma situação de isolamento pode ser difícil para crianças pequenas", podendo fazer mais "birras", estar mais dependentes, irritáveis e ter dificuldade em adormecer. Assim, para quem está em isolamento com crianças, os psicólogos pedem que sejam compreensivos e pacientes perante estes comportamentos, explicando-lhes a importância da situação e assegurando-as de que irá durar apenas alguns dias.

A Ordem sugere que "encare a situação de isolamento como uma oportunidade de passarem mais tempo juntos", principalmente para realizar atividades para as quais não costumam ter tempo, como jogos de tabuleiro, trabalhos manuais, desenhos ou leitura.

Os psicólogos aconselham também a manter as atividades diárias habituais, como a hora das refeições e de ir dormir, proporcionando-lhes espaço para brincar.

"No caso de crianças em idade escolar, peça ao professor que lhe envie por email informação de estudo, atividades ou trabalhos", recomendam.

Para quem tem um amigo ou familiar em isolamento, a Ordem aconselha a ligar e a mostrar disponibilidade para falar, sugerindo atividades. Recomendam ainda que lhe agradeça o que está a fazer e que o recorde de que "se está a proteger a si próprio e aos que o rodeiam, impedindo o vírus de se propagar".

Redação

Mais Notícias