Ouve a Cidade, faz o download da App.
Covid-19: teste obrigatório para assistir a espetáculos a partir de 25 de dezembro
Sang Tan (Associated Press)

Covid-19: teste obrigatório para assistir a espetáculos a partir de 25 de dezembro

As novas medidas foram anunciadas esta tarde por António Costa.

O primeiro-ministro já anunciou as novas medidas de combate à Covid-19 e que surgem depois da reunião antecipada do Conselho de Ministros que decorreu esta manhã. 
 
O Governo anunciou o teste negativo obrigatório para ter acesso a todos os espetáculos culturais e a recintos desportivos, independentemente da taxa de ocupação.

As medidas entram em vigor às 00h00 do próximo dia 25 de dezembro e vão manter-se até dia 10 de janeiro. A 5 de janeiro, será feita uma avaliação da situação. Quanto à lotação das salas de espetáculo, não há alterações. A lotação permitida continua a ser de 100%.

"Passámos também a introduzir o teste negativo obrigatório para o acesso a todos os espetáculos culturais e alargámos a obrigatoriedade de teste para entrar em todo os recintos desportivos, independentemente da sua taxa de ocupação, salvo indicação em contrário da Direção-Geral da Saúde (DGS), como poderá ser, por exemplo, para os escalões de formação", disse António Costa, após o Governo ter estado reunido em Conselho de Ministros extraordinário.

Desde 27 de novembro já era obrigatória a apresentação de um teste com resultado negativo ao coronavírus à entrada dos recintos desportivos ao ar livre com capacidade acima de 5.000 espetadores e superior a mil em recinto fechado, independentemente do estado vacinal.

Em declarações à CNN Portugal no rescaldo da apresentação das novas medidas, Álvaro Covões, da promotora Everything Is New, lamentou que esteja a ser passada uma ideia de insegurança à volta da realização dos eventos culturais, acrescentando que em 2021 a quebra no setor cultural foi superior à que foi registada em 2020. 
 
"Talvez seja o único setor a apresentar quebras maiores no segundo ano da pandemia do que no primeiro", afirmou o promotor. Álvaro Covões disse esperar que a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo seja aplicada "a toda a tipologia de eventos", nomeadamente aos eventos religiosos e políticos, e não apenas aos eventos culturais

Veja aqui todas as medidas.

Redação

Mais Notícias