Ouve a Cidade, faz o download da App.
Beyoncé debaixo de polémica
Beyoncé a atuar em Zagreb, Croácia, em 2013. Foto de Frank Micelotta/Invision/Associated Press

Beyoncé debaixo de polémica

Letra de 'Heated' interpretada como discriminatória.

O novo álbum de Beyoncé, "Renaissance", só saiu na sexta-feira, e há pelo menos uma letra de um tema, 'Heated', que já está a instigar alguma controvérsia. O uso do termo spaz, que Beyoncé canta num dos versos ["Spazzin' on that ass, spaz on that ass"] é considerado discriminatório para as pessoas com deficiência, em especial para quem sofre de paralisia cerebral.

A ativista pelas pessoas com deficiência Hannah Diviney escreve um artigo no Guardian em que mostra a sua indignação contra Beyoncé. "A sua missão em contar histórias musical e visualmente é incomparável, assim como o seu poder de fazer o mundo prestar atenção às narrativas, lutas e experiências vividas por ser uma mulher negra - um mundo que só posso entender como um aliado e não o desejo ofuscar. Mas isso não desculpa o seu uso de uma linguagem discriminatória [ableism] para com as pessoas com deficiência - linguagem que é usada e ignorada com muita frequência. É uma linguagem que podem ter certeza que eu nunca vou ignorar, não importa de quem seja ou quais sejam as circunstâncias”.

A ativista Hannah Diviney dá como exemplo a chamada de atenção que fez no Twitter à cantora Lizzo, que esteve debaixo de críticas similares, por também ter utilizado o termo spaz numa das suas canções novas, 'Grrrls': "I'mma spaz / I'm about to knock somebody out". Após a maré de críticas, Lizzo decidiu retirar o termo spaz da letra de 'Grrrls', tendo publicado um comunicado. "Como obesa negra americana, fui vítima de muitas palavras injuriosas contra mim, por isso compreendo o poder que as palavras podem ter (com intenção ou, no meu caso, sem intenção). Orgulho-me de dizer que há uma nova versão de 'Grrrls', com mudança de letra. Isto é consequência de eu saber ouvir e de tomar uma ação”.

A música de Beyoncé, 'Heated', foi escrita em co-autoria com Drake. Beyoncé é uma artista dos Estados Unidos, país de expressão inglesa onde o termo spaz é menos injurioso do que no Reino Unido, devido às várias derivações não tão ofensivas que ganhou. Pode também querer dizer "ultra-excitado", o que parece ser o contexto da letra do tema de Beyoncé, 'Heated'. Mas, para já, ainda não se sabe que atitude tomará a cantora, conhecida também como Queen Bey (ou Bee).


 

Redação

Mais Notícias