Ouve a Cidade, faz o download da App.
Filme sobre Zé Pedro com estreia no DocLisboa

Filme sobre Zé Pedro com estreia no DocLisboa

"Zé Pedro Rock'n' Roll", do realizador Diogo Varela Silva, vai ter estreia mundial na secção Heart Beat do DocLisboa. O festival de cinema decorre entre os dias 17 e 27 de outubro.


O filme chama-se "Zé Pedro Rock'n' Roll". É o olhar de Diogo Varela Silva sobre Zé Pedro, o guitarrista dos Xutos & Pontapés que nos deixou em 2017. A estreia será na secção Heart Beat, no festival DocLisboa que decorre entre os dias 17 e 27 de outubro.

"Zé Pedro, o lendário guitarrista dos Xutos e Pontapés, é a maior figura do rock 'n' roll português, tendo sido o seu grande impulsionador, não só enquanto guitarrista fundador da maior banda nacional de sempre, mas também através na divulgação do género como crítico de música, radialista e dono do Johnny Guitar, mítico clube Lisboeta e sala de concertos, onde tantas e tantas bandas deram os primeiros passos" é a descrição que acompanha a sinopse do filme sobre um dos astros maiores do rock português. O filme de Diogo Varela Silva "utiliza arquivos tanto públicos, como pessoais para ilustrar a história de Zé Pedro, a história dos Xutos, e a própria história do rock em Portugal".

"Uma história marcada pelos Xutos & Pontapés e por Zé Pedro, cuja influência no mundo da música portuguesa é incontornável e que se torna, assim, eternizada no mundo do cinema", lê-se no comunicado divulgado esta quarta-feira pela organização do festival. O guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu no final de 2017, aos 61 anos. 

De acordo com a organização do DocLisboa, que vai na 17.ª edição, a programação da secção Heart Beat é "dedicada à mostra cinematográfica das mais variadas vertentes artísticas" e conta "mais uma vez com um espólio de registos cinematográficos de diversas regiões e de diversas expressões, com um ênfase particular, este ano, no universo musical".

Também o rock britânico está presente na secção Heart Beat com "The Quiet One", de Oliver Murray, que versa sobre a vida e carreira de Bill Wyman, um dos fundadores dos Rolling Stones. Na programação também está "The Cavern Club: The Beat Goes On", de Christian Francis-Daives e Jon Keats," sobre a história e o renascimento (e a reconstrução) do Cavern Club, o auto-proclamado 'melhor clube do mundo', onde os Beatles tocaram 292 vezes e que, nos dias de hoje, recebe artistas como Arctic Monkeys e Adele".

Outro dos filmes selecionados, "Oh Le Filles!", de François Armanet, foca-se na história das estrelas de rock francesas femininas, de Françoise Hardy a Christine and the Queens, passando por Charlotte Gainsbourg ou Vanessa Paradis.

Na área da música, serão também exibidos, entre outros, "Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos", de Daniela Broitman, "um filme intimista, que tem como base uma entrevista inédita com Dorival Caymmi, tal como testemunhos de Caetano Veloso, Gilberto Gil e artistas que admiravam a música de Caymmi, posicionando-o como um dos músicos baianos mais importantes". Destaque também para "The Bridge", de Paulo Raposo, "que retrata um grupo de artistas sonoros que se propôs à criação de uma intervenção sonora numa pequena ponte sobre o rio Andelle (Normandia)".

A 17.ª edição do DocLisboa, que vai dedicar retrospetivas ao cinema da Alemanha de Leste e ao trabalho da cineasta libanesa Jocelyne Saab, será a última do festival com os diretores Cíntia Gil e Davide Oberto.

Redação / Agência Lusa

Mais Notícias